quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Experiências sobre a chuva

Foram construidas dois equipamentos ou estruturas para demonstrar a relação da chuva com o solo e outro que demonstrasse a possibilidade de se aproveitar a água da chuva.Nos dois casos os alunos dos 7º anos e dos 8º anos participaram tanto nas ideias como na execução.
O coletor de água da chuva foi feito a partir de ideias dos alunos dos 7º anos e apesar dos defeitos na execução, funcionou muito bem.No dia da feira verde vários pais puderam observar e fazer seus elogios e críticas, construtivas é claro!
A outra experiência foi construida a partir da discussão sobre a relação da água da chuva com a superfície em que ela chega.Construimos um simulador da cobertura do solo: um sem árvores nenhuma, com o solo limpo, imitando um área desmatada; o outro cheio de plantas ( mudas de espécies nativas trazidas pelo professor), imitando uma floresta.Através de coletores instalados na superfície e no fundo do recipiente pode-se comparar o comportamento da chuva ao cair sobre o solo limpo e o solo com floresta.
O mais importante é que tudo foi construido junto com os alunos, onde puderam conhecer e usar ferramentas e fazerem muitas perguntas sobre o assunto.O professor fica muito feliz com a participação de todos!!Muito obrigado.
Sor Guto




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Momentos - Feira Verde

A Montanha da Vida


A vida de cada um de nós pode ser comparada à conquista de uma montanha. Assim como a vida, ela possui altos e baixos. Para ser conquistada, deve merecer detalhada observação, a fim de que a chegada ao topo se dê com sucesso.

Todo alpinista sabe que deve ter equipamento apropriado. Quanto mais alta a montanha, maiores os cuidados e mais detalhados os preparativos.

No momento da escalada, o início parece ser fácil. Quanto mais subimos, mais árduo vai se tornando o caminho.

Chegando a uma primeira etapa, necessitamos de toda a força para prosseguir. O importante é perseguir o ideal: chegar ao topo.

À medida que subimos, o panorama que se descortina é maravilhoso. As paisagens se desdobram à vista, mostrando-nos o verde intenso das árvores, as rochas pontiagudas desafiando o céu. Lá embaixo, as casas dos homens tão pequenas…

É dali, do alto, que percebemos que os nossos problemas, aqueles que já foram superados, são do tamanho daquelas casinhas.

Pode acontecer que um pequeno descuido nos faça perder o equilíbrio e rolamos montanha abaixo. Batemos com violência em algum arbusto e podemos ficar presos na frincha de uma pedra.

É aí que precisamos de um amigo para nos auxiliar. Podemos estar machucados, feridos ao ponto de não conseguir, por nós mesmos, sair do lugar. O amigo vem e nos cura os ferimentos.

Estende-nos as mãos, puxa-nos e nos auxilia a recomeçar a escalada. Os pés e as mãos vão se firmando, a corda nos prende ao amigo que nos puxa para a subida.

Na longa jornada, os espaços acima vão sendo conquistados dia a dia.

Por vezes, o ar parece tão rarefeito que sentimos dificuldade para respirar. O que nos salva é o equipamento certo para este momento.

Depois vêm as tempestades de neve, os ventos gélidos que são os problemas e as dificuldades que ainda não superamos.

Se escorregamos numa ladeira de incertezas, podemos usar as nossas habilidades para parar e voltar de novo. Se caímos num buraco de falsidade de alguém que estava coberto de neve, sabemos a técnica para nos levantar sem torcer o pé e sem machucar quem esteja por perto.

Para a escalada da montanha da vida, é preciso aprender a subir e descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem.

Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha.


Projeto " Dona Harpia e os Biomas Brasileiros"

Apresentação

Este projeto se destina aos alunos do 5º Ano do Ciclo II, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Professora Aliete Ferreira Gonçalves”, sob os cuidados dos professores Fernando Luis de Souza, Edna Márcia de Oliveira e Silmara Aparecida de Oliveira.

Obra: “Dona Harpia e os Biomas Brasileiros”
Tema: “Valorização do Meio Ambiente”

Justificativa:

O projeto se justifica pela necessidade de conscientizar os alunos sobre a preservação do meio ambiente.
Sendo assim, o projeto "Valorização do meio ambiente e enfoque dos animais em extinção, é propício para ampliar conhecimentos sobre o assunto, de forma que eles percebam integrantes e agentes transformadores do ambiente em que vivem".
Pretende - se realizar, portanto a interdisciplinaridade e envolver o projeto "Sementes do Amanhã, ReAção, Olimpíadas de Português".





Poemas
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Projeto " Um Jacaré no Rio"

Apresentação

Este projeto se destina aos alunos do 4º Ano do Ciclo II, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Professora Aliete Ferreira Gonçalves”, sob os cuidados das professoras Simone Jaqueline dos Santos Machado e Margarete Pereira da Silva Diogo.

Obra: “Um Jacaré no Rio”
Tema: “Meio Ambiente, consciência e preservação no tratamento do lixo”

Justificativa:

A necessidade do ser humano, parte integrante e responsável pelo meio em que vive, tornar - se consciente de seu papel na sociedade nos leva a escolha deste livro para chamar a atenção com os cuidados que devemos ter com os animais e a natureza em geral.
Fazer com que as crianças conheçam a importância das ações sobre os animais e a natureza em si. Conscientizando - se dos vários caminhos a seguir para ter uma melhor qualidade de vida.
Levando em consideração todas as formas de vida, respeitando sempre as diferenças existentes entre elas, seus sentimentos, suas necessidades e convicções. Inserindo nelas a ética, o respeito e o amor ao mundo que as cerca é essencial para a manutenção da vida. Sempre levando em consideração que todos dependem de todos para sobreviver e assim respeitem e valorizem os animais e o meio ambiente. Tomamos como pensamento a citação de uma das autoras:
"Sonho que se sonha só, é sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade". (Raul Seixas)

Nós professores devemos sempre acreditar que é possível transformar a realidade difícil e muitas vezes injusta através do ensino, da conscientização e da convivência com o outro.

Atividade realizada pelos alunos do 4º Ano G - Profª Simone

A Lenda do Guaraná

NA ALDEIA HAVIA TRÊS IRMÃOS DOIS ERAM HOMENS E UMA ERA MULHER.

ELA ERA A ÚNICA QUE SABIA O NOME DE TODAS AS PLANTAS DO NOÇOQUEM, SEUS IRMÃOS NÃO QUERIAM QUE ELA ENGRAVIDACE, MAS UM DIA QUANDO IA PEGAR FRUTAS UMA COBRA JOGOU PERFUME PELA O CAMINHO QUE ELA FAZIA.

FICOU ENCANTADA COM O PERFUME E ENGRAVIDOU.

SEUS IRMÃOS A ESPULSARÃO DE CASA.

SEU FILHO ERA FORTE E BONITO, A MÃE CONTAVA HISTORIAS DE ONDE VIVIA PRICIPALMENTE DA ENORME ÁRVORE DE CASTANHAS.

ELE FUGIO PARA COMER CASTANHAS. PORQUE SABIA O CAMINHO.

QUANDO CHEGOU COMEU MUITAS DELAS.

O ARARÁ E CAPIVARA FORAM FALAR PARAS OS IRMÃOS DA INDIA QUE ALGUÉM TINHA IDO COMER CASTANHAS.

ELES MANDARAM A CUTIA E O MACACO FICAREM DE VIGIA COM A ARARA E A CAPIVARA.

O MACACO SE ESCONDEU ATRAS DE UMA ÁRVORE ESPEROU O MENINO CHEGAR E ATIROU UMA FLECHA BEM NO SEU PEITO.

ELE CAIU MORTO NO CHÃO, SUA MÃE SENTIU QUE HAVIA ACONTECIDA ALGUMA COISA COM O SEU FILHO.

FOI O MAIS RÁPIDO QUE PODE PARA O NOÇOQUEM E VIU O SEU FILHO MORTO EM BAIXO DA ENORME ÁRVORE.

SEUS IRMÃOS FALARAM PARA ELA QUE A QUERIAM ASSIM SEM NENHUM FILHO.

ELA FALOU QUE DO SEU FILHO NASCERIA A ÁRVORE QUE DARIA A FORÇA AOS HOMEMS E CURARIA TODAS AS DOENÇAS.

RETIROU O OLHO ESQUERDO E PLANTOU NASCEU O FALSO GUARANÁ E DO SEU OLHO DIREITO NASCEU O GRARANÁ VERDADEIRO.

ELA CUIDAVA DA ÁRVORE MUITO BEM DEPOIS DE UM TEMPO ELA FOI MOLHAR A ÁRVORE E VIU SEU FILHO EMBAIXO DA ÁRVORE

ELE FOI O PRIMEIRO DA TRIBO SATERE- MAUW.






quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Projeto "Bichário"

Apresentação

Este projeto se destina aos alunos do 3º Ano do Ciclo II, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Professora Aliete Ferreira Gonçalves”, sob os cuidados das professoras Mara Jaqueline Mattos de Oliveira, Fabíola Pereira de Negreiros e Claudia Aparecida de Abreu Costa.

Obra: “Bichário”
Tema: “Fauna”

Justificativa:

Incentivar o hábito da leitura, bem como promover atividades que permitam ao aluno o contato com diferentes histórias e poemas relacionados a fauna brasileira.
Reconhecer a importância de preservação das espécies e o meio em que vivem, possibilitando assim o desenvolvimento crítico e cognitivo do aluno.


Projeto "Wall - E"

Apresentação

Este projeto se destina aos alunos do 3º Ano do Ciclo II, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Professora Aliete Ferreira Gonçalves”, sob os cuidados das professoras Mara Jaqueline Mattos de Oliveira, Fabíola Pereira de Negreiros e Claudia Aparecida de Abreu Costa.


Obra:
“Wall - E”
Tema:
“Lixo”

Justificativa:

O lixo como bem sabemos é cada vez mais a maior ameaça que existe contra o nosso planeta. Com ele os ares, águas, solos ficam poluídos, provocando um desequilíbrio à nossa natureza, prejudicando homens, fauna e flora.

Esse projeto tem como intuito conscientizar os alunos sobre a importância do meio em que vivemos, a preservação do meio ambiente, adquirindo hábitos saudáveis, concretos e conscientes para que cada vez se polua menos o nosso planeta.



Projeto "Duda Cata Tudo"

Apresentação

Este projeto se destina aos alunos do 2º Ano do Ciclo I, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Professora Aliete Ferreira Gonçalves”, sob os cuidados das professoras Ana Paula Rodrigues de Souza Pinto e Clareana Nascimento Gonçalves de Castro.

Obra: “Duda Cata Tudo”
Tema: “Lixo e Meio Ambiente”.

Justificativa:

A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:
A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;
As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência;

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Escolhemos o livro “Duda Cata Tudo”, porque considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
As finalidades desta educação para o ambiente foram determinadas pela UNESCO, logo após a Conferência de Belgrado (1975) e são as seguintes:
"Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais, e para impedir que eles se repitam”.