quinta-feira, 16 de abril de 2009

História da Aliete Ferreira Gonçalves




Professora Aliete Ferreira Gonçalves






Nasceu na cidade de Guaratinguetá, interior do Estado de São Paulo, em 27/02/1917 à rua Visconde de Guaratinguetá, 18 - Centro, cuja residência existe até hoje, mantendo a altivez e garbo com uma estrutura belíssima, destacando linhas que denotam uma certa ostentação e requinte.


Filha da Professora Ana Ferreira Gonçalves e do comerciante João Bernardinho Gonçalves, desde menina demonstrava grande interesse em receber e transmitir os conhecimentos que aprendia de sua mãe, seguindo assim, seus passos.


Procedente de família numerosa (dez minutos) e convivendo com a música ensinada pelo pai, afeiçoou-se rapidamente a esta arte, aprendendo a dedilhar ao violão e ao piano as primeiras canções, ainda muito jovem, a exemplo dos irmãos.


Estudou na famosa "Escola Normal Conselheiro Rodrigues Alves", formando-se professora em 1937.


Partiu para São Paulo tendo lecionado no "Grupo Escolar Frei Galvão", onde permaneceu por muitos anos


Algum tempo depois, retornou à cidade natal para ministrar aulas no "Instituto de Educação Conselheiro Rodrigues Alves", hoje "Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves".


Muito alegre e carismática, tomava sempre frente às festas da escola, cívicas ou sociais.


Desejando que o envolvimento de todos fosse uma constante, buscava melhorias da qualidade de ensino e da valorização da vida.


Levava seus alunos a adquirirem cultura, formação e competência de forma constante e determinada. Soube orientar a todos diante dos desafios impostos pelo mundo em todas as suas nuances. Não se esqueceu jamais do compromisso de cada um de seus pupilos com o grande "Arquiteto do Universo", para que, através da aprendizagem, espalhassem a Paz e o Amor ao próximo. Sua missão lúcida levou-a a desempenhar com eficiência e honradez seu papel no mundo.


A única dor que deixou foi com seu falecimento em 25 de setembro de 1969, com 52 anos de idade, causando um grande vazio entre os parentes, amigos e alunos que a amavam e admiravam pelo que representou como pessoa e profissional dedicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário