quarta-feira, 13 de maio de 2009

Trinta Anos de Aliete



Justificativa

Sendo a escola o local onde o aluno encontra a possibilidade de se instrumentalizar para a realização de seus projetos e sendo a aprendizagem qualificada condição necessária para a formação moral dos alunos, é nesta escola que eles encontram as duas coisas: aprendem o que desejam e precisam além de receberem ajuda para pensar e refletir sobre conceitos de justiça, direito, respeito e solidariedade.
De acordo com as propostas dos alunos, dentro do projeto complementar de Ética e Cidadania, são atendidos os seus pedidos nos temas do II Ciclo de Palestras.
Dentro das possibilidades, houve comparecimento dos professores envolvidos e também dos professores de 1º e 2º ciclos.



Dependência Química
Auto-estima

“Toda pessoa pode agir por si mesma, sem se deixar conduzir ou esperar que os outros façam o que devem fazer.
Assim como tem seu próprio jeito de andar, pode exprimir suas idéias e sentimentos à sua própria maneira e tem capacidade para desenvolver suas próprias atitudes.”

Sexualidade
Individualidade


“Todo ser humano tem uma história própria, que pertence somente a ele.
Por isso, é forte seu desejo de viver de acordo com sua consciência e aspirações.
Conquistar essa autonomia em tomar decisões e vivenciar a liberdade são seu grande desafio e sua maior responsabilidade.”

Responsabilidade Eleitoral
Igualdade

“Quando uma pessoa sabe quais são seus direitos, aprende a defende-los e a descobrir até onde deve ir no exercício deles.
Quando sabe quais são seus deveres, tem condição de exerce-los com sabedoria, firmeza e tranqüilidade.”

Valorização Humana
Autonomia

“Os ser humano pode aprender tudo que precisa para viver melhor:
A falar para comunicar-se com outros;
A perdoar para conseguir seguir adiante;
A chorar para desabafar.
Também pode descobrir o que é certo, aprendendo com os próprios erros, e olhando as estrelas, pode perceber como são infinitas as possibilidades do Dom da Inteligência.”

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