Apresentação
Este projeto visa à construção de novos conhecimentos sobre cidadania e comprometimento da comunidade escolar a partir dos temas, que de algum modo sejam significativos para a população.
Tal projeto conta com a orientação de professores de III e IV ciclos, a participação de todos os alunos e colaboração de outros profissionais, para o sucesso deste trabalho coletivo.
As apresentações serão diárias, dentro do período escolar normal, voltada para os colegas dos mesmos ciclos, e para apreciação dos professores envolvidos no projeto.
Os preparativos, pesquisas e estudos serão levados a termo na primeira semana de agosto, culminando na segunda semana com apresentações diárias e um encerramento na U.E.
Há a possibilidade de uma demonstração do trabalho na Câmara Municipal, constando de fotos, sinóticos e resumos escritos dos temas propostos, além de algumas PROVAS DE CIDADANIA, aplicadas como última parte do trabalho escrito ao final da quinzena.
RECICLAGEM: Preocupar-se com a conservação dos recursos naturais e agir com responsabilidade em relação á depredação, pesca, queimadas, e usar a reciclagem como maneira de ajudar a natureza a recompor o que a população utilizou.
RACISMO: Reconhecer que não existem fronteiras raciais e que as manifestações culturais africana, indígena e européia formam a cultura brasileira e que não há superioridade de qualquer uma delas.
TRABALHO: Reconhecer e ter possibilidade de discutir seriamente temas como globalização, desemprego, democracia, exclusão do mercado de trabalho, tecnologia, vantagens e desvantagens dos pactos políticos e econômicos, integração nacional. Transformações sócios culturais devidas ao trabalho, possibilidades de inserção no mercado de trabalho local.
COMUNICAÇÃO: Pensar, refletir, elaborar, conclusões a partir do olhar critico abrangendo TV, telefone, internet, jornal, rádio, revistas.
GOVERNO: Promover a conscientização política do estudante pra que possa escolher seus representantes com sabedoria,responsabilidade e discernimento.
Desenvolvimento
Cada um dos temas será assim desenvolvido:
CIDADANIA E RECICLAGEM: Professor Alfredo Augusto Vieira Azevedo
A classe será dividida em grupos para preparar um sinótico, uma apresentação oral, pioneiros da reciclagem, gráfico condizente com o assunto. Após a apresentação serão dirigidas questões ao professor orientador e a professora Emilia, como auxiliar de seminário preparara um questionário com três questões para cada professor discutir em classe.
CIDADANIA E RACISMO: Professora Edyllen Alves de Oliveira Vaz Reis
A classe será dividida em grupos para preparar uma sinótica apresentação oral, pioneiros da filosofia antirracismo gráfico condizente com o assunto. Após a apresentação serão dirigidas questões ao palestrante visitante e orientadora do trabalho. A professora Emilia preparara um questionário com três questões para cada professor discutir em classe.
CIDADANIA E TRABALHO: Professora Maria Lúcia Bassaneli de França
A classe será dividida em grupo par a preparar um sinótico, uma apresentação oral, ícones das filosofias trabalhistas, gráfico relativos aos benefícios obtidos nesse campo. Após a apresentação serão dirigidas questões a orientadora. A professora auxiliar preparará um questionário com três questões para cada professor discutir em classe, caracterizando o trabalho interdisciplinar.
CIDADANIA E COMUNICAÇÃO: Professora Jeanne Aparecida da Costa Ribeiro
Professor Julio César Vasq ues Vieira
Os orientadores trabalharão com os alunos, visando novas posturas e buscando novos conhecimentos, analisando modos e conceitos de comunicação, seus benefícios e prejuízos em relação às pessoas, famílias e grupos sociais, através de artigos, propagandas, filmes, etc.
Cada classe será dividida em grupos para preparar um sinótico, uma apresentação serão dirigidas questões aos orientadores e a professora auxiliar preparará três questões para que os professores presentes discutam com os alunos e encontrem soluções e posturas pessoais e positivas para cada uma delas.
CIDADANIA E GOVERNO
A classe, de posse das Cartilhas de Cidadania, poderão preparar sinóticos, apresentação oral, lista de grandes governantes brasileiros, gráficos sobre conquistas políticas as suas datas. Após a apresentação serão dirigidas questões ao orientador, a quem caberão as palavras finais do dia. A professora auxiliar preparará três questões para que cada professor discuta assim que voltar para a classe, independente da sua disciplina, da mesma forma que se fez em cada dia do Seminário.
Editorial
A escola como toda instituição inserida na sociedade, precisa transformar-se para se manter de pé. Nossa escola tem acompanhado o nosso tempo e está devidamente conectada aos novos conhecimentos, experiências, valores que vão construir o cidadão do futuro.
Hoje, a escola valoriza tanto o conhecimento que se dá dentro de suas classes como o conhecimento que vem da família do grupo social, da realidade cultural em que vive o aluno.
Como estamos mudando nossas práticas, recebemos com alegria este material doado pela câmara municipal e pela BASF, para ajudar nossos alunos a construir novos conceitos e valores, além daquele rol de conteúdos que temos em mente.
Fomos felizes!
O seminário de cidadania trouxe à luz a criatividade da 5ª série B, o temor e a coragem da 7ª série B, o senso estético da 6ª série B, as reivindicações da 8ª série A, o potencial da 5ª série A, sem contar aquela “dor de garganta” ou aquela tremedeira que acabavam repentinamente após a apresentação do grupo.
Fomos felizes!
O provão, mostrando a proximidade dos alunos com as atuais práticas de trabalho e os gráficos, então,apontando à mesma direção que a prática docente aponta, mostrando a capacidade, dedicação e envolvimento dos professores.
Somos felizes!
A capacidade de crítica e alto-avaliação, sociabilização e conscientização aumentaram com este trabalho.
Obrigado, BASF!
Obrigado, Câmara Municipal!
PARABÉNS, ALIETE!
A Direção
Este projeto visa à construção de novos conhecimentos sobre cidadania e comprometimento da comunidade escolar a partir dos temas, que de algum modo sejam significativos para a população.
Tal projeto conta com a orientação de professores de III e IV ciclos, a participação de todos os alunos e colaboração de outros profissionais, para o sucesso deste trabalho coletivo.
As apresentações serão diárias, dentro do período escolar normal, voltada para os colegas dos mesmos ciclos, e para apreciação dos professores envolvidos no projeto.
Os preparativos, pesquisas e estudos serão levados a termo na primeira semana de agosto, culminando na segunda semana com apresentações diárias e um encerramento na U.E.
Há a possibilidade de uma demonstração do trabalho na Câmara Municipal, constando de fotos, sinóticos e resumos escritos dos temas propostos, além de algumas PROVAS DE CIDADANIA, aplicadas como última parte do trabalho escrito ao final da quinzena.
RECICLAGEM: Preocupar-se com a conservação dos recursos naturais e agir com responsabilidade em relação á depredação, pesca, queimadas, e usar a reciclagem como maneira de ajudar a natureza a recompor o que a população utilizou.
RACISMO: Reconhecer que não existem fronteiras raciais e que as manifestações culturais africana, indígena e européia formam a cultura brasileira e que não há superioridade de qualquer uma delas.
TRABALHO: Reconhecer e ter possibilidade de discutir seriamente temas como globalização, desemprego, democracia, exclusão do mercado de trabalho, tecnologia, vantagens e desvantagens dos pactos políticos e econômicos, integração nacional. Transformações sócios culturais devidas ao trabalho, possibilidades de inserção no mercado de trabalho local.
COMUNICAÇÃO: Pensar, refletir, elaborar, conclusões a partir do olhar critico abrangendo TV, telefone, internet, jornal, rádio, revistas.
GOVERNO: Promover a conscientização política do estudante pra que possa escolher seus representantes com sabedoria,responsabilidade e discernimento.
Desenvolvimento
Cada um dos temas será assim desenvolvido:
CIDADANIA E RECICLAGEM: Professor Alfredo Augusto Vieira Azevedo
A classe será dividida em grupos para preparar um sinótico, uma apresentação oral, pioneiros da reciclagem, gráfico condizente com o assunto. Após a apresentação serão dirigidas questões ao professor orientador e a professora Emilia, como auxiliar de seminário preparara um questionário com três questões para cada professor discutir em classe.
CIDADANIA E RACISMO: Professora Edyllen Alves de Oliveira Vaz Reis
A classe será dividida em grupos para preparar uma sinótica apresentação oral, pioneiros da filosofia antirracismo gráfico condizente com o assunto. Após a apresentação serão dirigidas questões ao palestrante visitante e orientadora do trabalho. A professora Emilia preparara um questionário com três questões para cada professor discutir em classe.
CIDADANIA E TRABALHO: Professora Maria Lúcia Bassaneli de França
A classe será dividida em grupo par a preparar um sinótico, uma apresentação oral, ícones das filosofias trabalhistas, gráfico relativos aos benefícios obtidos nesse campo. Após a apresentação serão dirigidas questões a orientadora. A professora auxiliar preparará um questionário com três questões para cada professor discutir em classe, caracterizando o trabalho interdisciplinar.
CIDADANIA E COMUNICAÇÃO: Professora Jeanne Aparecida da Costa Ribeiro
Professor Julio César Vasq ues Vieira
Os orientadores trabalharão com os alunos, visando novas posturas e buscando novos conhecimentos, analisando modos e conceitos de comunicação, seus benefícios e prejuízos em relação às pessoas, famílias e grupos sociais, através de artigos, propagandas, filmes, etc.
Cada classe será dividida em grupos para preparar um sinótico, uma apresentação serão dirigidas questões aos orientadores e a professora auxiliar preparará três questões para que os professores presentes discutam com os alunos e encontrem soluções e posturas pessoais e positivas para cada uma delas.
CIDADANIA E GOVERNO
A classe, de posse das Cartilhas de Cidadania, poderão preparar sinóticos, apresentação oral, lista de grandes governantes brasileiros, gráficos sobre conquistas políticas as suas datas. Após a apresentação serão dirigidas questões ao orientador, a quem caberão as palavras finais do dia. A professora auxiliar preparará três questões para que cada professor discuta assim que voltar para a classe, independente da sua disciplina, da mesma forma que se fez em cada dia do Seminário.
Editorial
A escola como toda instituição inserida na sociedade, precisa transformar-se para se manter de pé. Nossa escola tem acompanhado o nosso tempo e está devidamente conectada aos novos conhecimentos, experiências, valores que vão construir o cidadão do futuro.
Hoje, a escola valoriza tanto o conhecimento que se dá dentro de suas classes como o conhecimento que vem da família do grupo social, da realidade cultural em que vive o aluno.
Como estamos mudando nossas práticas, recebemos com alegria este material doado pela câmara municipal e pela BASF, para ajudar nossos alunos a construir novos conceitos e valores, além daquele rol de conteúdos que temos em mente.
Fomos felizes!
O seminário de cidadania trouxe à luz a criatividade da 5ª série B, o temor e a coragem da 7ª série B, o senso estético da 6ª série B, as reivindicações da 8ª série A, o potencial da 5ª série A, sem contar aquela “dor de garganta” ou aquela tremedeira que acabavam repentinamente após a apresentação do grupo.
Fomos felizes!
O provão, mostrando a proximidade dos alunos com as atuais práticas de trabalho e os gráficos, então,apontando à mesma direção que a prática docente aponta, mostrando a capacidade, dedicação e envolvimento dos professores.
Somos felizes!
A capacidade de crítica e alto-avaliação, sociabilização e conscientização aumentaram com este trabalho.
Obrigado, BASF!
Obrigado, Câmara Municipal!
PARABÉNS, ALIETE!
A Direção
Nenhum comentário:
Postar um comentário