quarta-feira, 10 de junho de 2009

ALIETE MOSTRA VALE VERDE


ALIETE MOSTRA VALE VERDE

Introdução

O Brasil é um país muito rico, cheio de florestas e animais.
A biodiversidade das nossas florestas e suas vantagens podem se perder se as pessoas não se conscientizarem da necessidade do conhecimento sobre plantio, desmatamento, agrotóxicos, transportes, represas, poluição, reciclagem.
As escolas e seus parceiros tem pela frente um trabalho grande, porém, gratificante: esclarecer e politizar as crianças, pelo bem do planeta.

Apresentação

Este projeto será desenvolvido na EMEIEF “Profª Aliete Ferreira Gonçalves”, nos meses de março, abril e maio de 2006, contando com o apoio da ONG Vale Verde.
Os envolvidos são alunos de 4ª à 8ª séries e seus professores responsáveis: Natália, Hérika, Cristiane, Alfredo Augusto, Edyllen e Rosemara.
Os professores participaram, mas as atividades e apresentações serão organizadas pelos professores acima denominados.


Justificativa

A prioridade deste trabalho se caracteriza na conscientização e na responsabilidade devida à preservação do meio ambiente.
É de público conhecimento a importância que tem todas atividades referentes à qualidade de vida no planeta e à preservação das espécies.

Diagnóstico

No nosso bairro, devido às dificuldades de uma comunicação mais intensa, ficam à margem de muitos conhecimentos atuais, contando para isso com a escola e seus professores.
O desconhecimento acarreta a lentidão de novas posturas e atitudes novas demoram mais para surtir efeito, por não fazerem parte de uma cultura de hábitos estabelecidos.
Apesar disso, nossos alunos vivem em lugares afastados e sabem de forma intuitiva a importância da Terra e isto facilita o trabalho de criar a responsabilidade e comportamento comunitário a fim de contribuir com a Natureza e a Sociedade.

Necessidades

A necessidade básica deste trabalho é o despertar dos alunos em relação à importância das alternativas de progressos sustentável, das empresas preocupadas com os recursos naturais e o desenvolvimento da sociedade, de forma global.
Repetindo um conhecido mote: “É mister pensar globalmente e agir localmente”.
De forma mais específica, nossos alunos precisam saber da sua importância pessoal e da sua responsabilidade em relação às águas, resíduos, lixões, reciclagem e da saúde pública e individual.

Público - Alvo

Todos nossos alunos, seus colegas, amigos e familiares serão atingidos de forma direta ou indireta, nos projetos ambientais desta escola.

Objetivos


* Conscientizar os alunos em atividades diferenciadas, sendo que o tema central de todos os projetos é o meio ambiente.
* Proporcionar momentos de trabalho em grupo e aceitação das opiniões e pessoas diferentes.
* Conduzir os alunos para que possam articular o que ser tem e o que se deseja.
* Criar espaço de interlocução para que os jovens possam se posicionar e se inserir de fato na cena social, como cidadãos atuantes.

Viabilização

As atividades serão desenvolvidas, buscando adequar horário, professores, turmas, espaços para bem utilizar o material que nos foi oferecido.
Partindo da capacitação dos professores de Geografia, Ciências e História, um horário será organizado para:
* As apresentações e manejo da maquete com professores e alunos,
* Organização de conteúdos adequados para cada turma e professor.
* Preparo de questões de verificação de conteúdos.
* Análise dos resultados imediatos do trabalho (nº. alunos, nº. acertos).
* Organização de material e produtos do projeto.
* Disponibilizarão de um espaço para a mostra do trabalho.
* Comentários sobre o trabalho pelos participantes (ONG, alunos, professores, etc.).
* Confecção de convites e lembranças para os visitantes.

Recursos

Material oferecido pela Associação de Defesa do Meio Ambiente Vale Verde, material pesquisado pelos professores e alunos.
Maquete ONG VALE VERDE, material parta artesanato, material escolar habitual.

Atividades

* Estudo de Geografia: importância relevo na vida da região, aspectos físicos.
* Estudos de Ciências: noções, comparações de ambiente e impactos ambientais, fauna, flora, ocupação humana, desenvolvimento sustentável.
* Estudos de História: BRASIL COLÔNIA (1500 - 1822), BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889), BRASIL REPÚBLICA (1889 – 2006)

Avaliação das Atividades

O interesse dos alunos será comentado e registrado por cada professor num relatório posterior ao trabalho de verificação, sendo que este ajudará compor os conceitos bimestrais.

Considerações Finais


Sabemos que um projeto de ambientação tem uma real culminância e acreditamos que a aprendizagem é constante.
Por isso desejamos manter em aberto este assunto e este trabalho para que nossos alunos, familiares além de todos os cidadãos do bairro possam se conscientizar rotineiramente.
A retomada desta aprendizagem com fatos novos é um indicador de resultado dos mais animadores.
A inauguração da Nova Escola é uma oportunidade excelente para a apresentação da maquete aos cidadãos do bairro, até porque podem reconhecer o valor e a importância da nossa região!

Vale do Paraíba

No rio Paraíbão
Tem muita poluição
As águas que eram limpinhas
Agora estão sujinhas
O ar que era puro
Agora está sujo
Vamos fazer com que no futuro
Fique mais limpo
Para que mais para frente
Todos admirem o nosso vale do Paraíba!

Rio do Paraíba
Teu rio me encanta
A dor da poluição me machuca
Oh! Meu rio!
Tu és tão grande e profundo
Não pode se acabar assim.
Então meu rio tu és um rio
Que se acabou tão triste.
Mas então nós vamos tentar te limpar,
Pois tu és tão lido e não
Precisa se acabar assim,
No futuro você estará limpo
Como antigamente!
Viva o Vale Verde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário