quarta-feira, 10 de junho de 2009

Alimentação





PROGRAMA FOME ZERO

Na Medida Certa!

Todo mundo aqui no sitio se alimenta superbem. Na nossa mesa sempre tem frutas, verduras e legumes, e a Tia Nastácia sabe como aproveitar cada pedacinho desses alimentos. Junte-se a nós e descubra as vantagens de se alimentar bem e ao mesmo tempo evitar os desperdícios!

A Importância da Água

Assim como os alimentos, todo mundo precisa de água para sobreviver. Ela também e um direito de todo o cidadão e é essencial à vida. Sem ela, o organismo não funciona.

A Importância das Frutas, Legumes e Verduras

Temos uma enorme variedade de frutas, legumes e verduras no Brasil. O legal é que existem épocas do ano em que alguns desses alimentos são mais baratos porque estão num período de maior produção.

Cada região do país tem as suas frutas, legumes e verduras típicos que podem ser preparados de diferentes modos, sempre aproveitando - os por completo. Assim, é possível preparar tortas, bolos, sopas e saladas supersaborosos e nutritivos e ao mesmo tempo economizar e evitar o desperdício.

Vamos Entender a Obesidade!



Pouca gente sabe, mas obesidade é um problema de saúde muito sério, pois o excesso de peso pode causar doenças graves. Venha descobrir com a turma do sitio quais as principais causas da obesidade e o que fazer para ter uma vida saudável.


Prato Completo e Colorido.

Uma alimentação nutritiva tem que ter variedade e, para isso, e preciso que o prato seja colorido e equilibrado. Arroz e feijão com verduras, legumes e algum tipo de carne, que é fonte de proteína, e um prato completo.

O que nem todo mundo sabe é que as cascas, folhas, talos e sementes de alguns alimentos são ricos em vitaminas e minerais, substâncias que fortalecem o nosso organismo e ajudam a prevenir doenças.

Acerto o Peso

Infelizmente, por diversos motivos, existem cada vez mais crianças um pouco acima do peso (sobrepeso) ou com obesidade na população brasileira. Você pode achar estranho, mas isso não quer dizer que o brasileiro está bem alimentado. Pelo contrário!
Uma criança pode ficar obesa por comer muita comida e ainda assim continuar mal nutrida, se essa comida tiver poucas vitaminas, minerais e fibras, que são nutrientes importantes para manter a saúde.


O Perigo do Diabetes

A obesidade também pode causar outras doenças como o diabetes. Essa doença provoca o aumenta da quantidade de açúcar no sangue porque o corpo de algumas pessoas não produzem ou não respondem à insulina, que é justamente o hormônio que reduz a taxa de açúcar no sangue.
A pessoa com diabetes perde peso e senti muita sede, cansaço e vontade de urinar. Com o tempo podem ter problemas no coração e na visão. È muito importante consumir alguns tipos de frutas, verduras e legumes, alimentos integrais e praticar atividades físicas diariamente.

Fique Atento

Prestar atenção nas embalagens é uma forma de garantir uma alimentação saudável. É que as embalagens trazem dicas importantes sobre o alimento com data de fabricação, prazo de validade, origem, melhor forma de conservação e informações nutricionais.
É importante lembrar também que a data de validade de um produto fechado é diferente de quando ela já está aberta. Um pacote de biscoitos fechado, por exemplo, pode ficar guardado por vários meses. Depois que abrimos, eles não duram tanto tempo, pois ficam velhos e murchos.


Faça como a turma do Sítio, procure ter uma alimentação variada com bastantes frutas, legumes e verduras sem se esquecer do pão, da massa e do arroz integral, do feijão, das carnes magras do leite e seus derivados como os queijos poucos gordurosos.
Converse sobre isso com sua família e seus amigos, pois todas as pessoas – gordas ou magras - têm direito a uma alimentação saudável, repleta de comidinhas bem - feitas e saborosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário