segunda-feira, 8 de junho de 2009

Amor...


Projeto: A Importância do Amor

Objetivo: Aprofundar conhecimento a respeito de temas como: liberdade, respeito, compromisso e prioridades de vida.
Público Alvo: Alunos do Ciclo III e IV.

Programação


Filme: DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE

Questões para Debate:


1) Qual o momento mais dramático do filme?
2) O que o personagem deseja com suas atitudes?
3) Qual é a mensagem final do filme?

Colocações dos Alunos

O momento mais dramático do filme foi quando ele começou a se drogar e tinha de roubar para manter seu vício.
...Foi na hora que ele se prostituiu para conseguir dinheiro para drogas.
O objetivo dele era ser o melhor jogador, mas acabou se viciando.
... Ele mostra que entrar nas drogas é fácil, mas sair é difícil.
A mensagem é: nunca use droga porque ela vai acabar com sua vida.
A mensagem é: Quem usa drogas perde tudo que construiu e que ama.

Colocações dos Alunos

O filme nos mostra duas pessoas que tinham uma forte atração e precisaram conversar muito sobre camisinha, gravidez, AIDS.
Foi falado sobre puberdade sobre puberdade, adolescência, paquera, escolhas, e hormônios sexuais.

Na adolescência devemos falar com os pais, e que as principais coisas da adolescência são namorar, ficar, escolher namorados com respeito, afeto, responsabilidade.

Filme: ROMEU E JULIETA

NAMORAR É CONVIVER COM ALGUÉM DIFERENTE

Qualquer namoro reúne pessoas diferentes. As diferenças podem ser maiores ou menores, mas duas pessoas nunca sentem e pensam da mesma maneira.
O namoro sobrevive justamente quando os dois percebem que, apesar das diferenças, é bom estar juntos.
O sentimento, a emoção, a paixão ou até mesmo o amor são ligas mais fortes do que o contraste das diferenças.
E diferença pode ser de religião, de cor, de classe social, de nível cultural, de idade, de nível escolar etc. Algumas diferenças são tão grandes que podem criar verdadeiros abismos entre os namorados. E, aí, só com muita força para levar em frente.
Um ponto comum que se observa nos relacionamentos que dão certo é justamente a capacidade do casal de lidar com suas diferenças e de aprender a tolerar crenças, manias, gostos, hábitos, peculiaridades e jeitos de ser distintos.
A religião pode ser um grande empecilho na vida de vocês? Sim, pode! Principalmente se vocês não souberem como lidar com ela. Mas ela também pode ser um ponto forte de união e até de aproximação, se alguns limites forem observados.
Por exemplo, sua namorada é evangélica e, pelo visto, quer que você vá para o culto com ela. Você não curte igreja. Lógico que antes você foi lá uma vez para ver de perto como funciona e poder sacar que isso não tem nada a ver com você. Ponto para você!
E mais um ponto quando diz que não quer abrir mão de sua decisão. Ir à igreja para você seria uma atitude que iria deixá-lo mal. Sem problemas!
Mas o ponto central é deixar essa lógica clara para ela, reforçar que você não gostaria de acabar o namoro só por conta dessa diferença e que você lida bem com o fato de a religião ser tão importante para ela.
Ela tem de aprender também a entender o seu ponto de vista e a perceber que o fato de você não curtir a igreja não significa que você não goste dela.
E que, quando duas pessoas se gostam, não é a religião que vai separá-las. O respeito pela diferença pode até dar uma força adicional ao namoro.


DINÂMICA

*Apresentação das letras de músicas, oferecidas pelos alunos.
SÓ QUERO FICAR;
VELHA INFÂNCIA;
AMOR MAIOR.
*Canto ou leitura das letras.
* Análise de cada poema, destacando as expressões de malícia / sexo ou de amor.
* Debate das expressões selecionadas.
*Palavras para estimular o debate.





Respostas das questões propostas pela equipe de trabalho.
1) Definir amor e sexo.
2) O que é mais importante: sexo ou amor?
3) Sexo traz felicidade ou prazer? Explique.
4) Sexo confiança, objetivos partilhados, respeito formam uma boa receita de felicidade? Explique.
5) Em que ordem estão suas prioridades na vida?
6) Qual é a consequência de sexo sem amor?
7) Como são conhecidos moças e rapazes que praticam amor livre?
8) O que é mais importante na busca do amor verdadeiro?
9) É possível distinguir amor de sexo? Como?
10) Amor livre: necessidade ou moda?
11) Você partilha suas dúvidas e decisões com seus pais?
12) Escreva as qualidades de um parceiro que traga valores para sua vida.
13) É mais vantajoso dialogar com parceiros de cama ou parceiros de vida?
14) Uma adolescente grávida perde alguns privilégios da sua idade. Você sabe quais?
15) Um adolescente viciado perde alguns privilégios da sua idade. Você sabe quais?
16) Os adolescentes “experientes” têm maior chances de sucesso na vida do que você? Explique sua opinião.
17) Cite duas características do amor verdadeiro, que você julga mais importantes.
Oficina de cartazes com uma dupla de cada classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário